Unesc é homenageada e recebe prêmio por inovação

Quatro pesquisadoras da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unesc) foram homenageadas em uma Sessão Especial na Assembleia Legislativa do estado

Quatro pesquisadoras da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unesc) foram homenageadas em uma Sessão Especial na Assembleia Legislativa do estado, proposta pela deputada estadual Luciane Carminatti, em reconhecimento às suas contribuições científicas. As homenageadas representam quatro áreas distintas: a reitora Luciane Bisognin Ceretta (Saúde), Normélia Ondina Lalau de Farias (Química), Sabrina Arcaro (Engenharia de Materiais) e Vanilde Citadini Zanette (Ciências Biológicas).
A reitora Luciane Bisognin Ceretta expressou sua alegria por ver as colegas da instituição sendo reconhecidas e elogiou a excelência delas em suas respectivas áreas. Normélia Ondina Lalau de Farias destacou a importância de enaltecer as mulheres cientistas e o papel das universidades, como a Unesc, na produção científica. Sabrina Arcaro salientou que esse prêmio é um incentivo para futuras pesquisadoras, encorajando-as a seguir carreiras científicas.
O evento na Assembleia Legislativa teve como objetivo celebrar a excelência feminina na pesquisa e produção de conhecimento. Vanilde Citadini Zanette, coordenadora do Herbário Raulino Reitz da Unesc, com quatro décadas de experiência, expressou gratidão pelo reconhecimento. A deputada Luciane Carminatti destacou o significado histórico dessa homenagem como uma forma de reparação e reconhecimento, ressaltando a importância do empenho e da esperança representados nos trabalhos das homenageadas.
A editora chefe da revista Sul Fashion Ivete Rodrigues, participou das celebrações e acompanhou o recebimento das homenagens de perto, fazendo parte da comitiva presente, registrando esse dia memorável para as mulheres na ciência. 
Antes da sessão solene, na mesma segunda-feira (30/10) estudantes, pesquisadores e profissionais que integram o ecossistema de inovação também foram representados no Prêmio de Inovação Catarinense, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), onde a UNESC foi agraciada com o prêmio inovação Catarinense na categoria ICT inovadora e representado e recebido pela magnífica reitora Luciane Bisognin Ceretta.

 

Veja também