Universidade La Salle conquista Nota Máxima do MEC para oferta do curso de Direito EAD

Comissão avaliadora destacou a qualidade dos professores e técnicos administrativos


A Universidade La Salle deu mais um importante passo na consolidação do seu compromisso em democratizar o acesso à educação de qualidade. Na tarde desta quinta-feira (29), o curso de Direito EAD da Unilasalle recebeu autorização de funcionamento do Ministério da Educação (MEC), com Nota 5, a mais elevada nas avaliações de cursos de graduação.

A Diretora de Graduação da Universidade La Salle, Profª. Drª. Cristiele Magalhães Ribeiro, celebre a Nota 5 e a vê como resultado de um trabalho e de um comprometimento das equipes. “Devemos isso ao corpo docente que acreditou nessa modalidade de ensino e ao corpo técnico-administrativo que demonstrou por meio de documentos e ações o quanto somos comprometidos com a excelência do ensino e com os nossos alunos”.

Em novembro de 2019, a Unilasalle protocolou no Sistema e-MEC o Processo de Autorização do Curso de Direito EaD, após aprovação do Projeto Pedagógico do curso no Conselho Universitário.

Devido à pandemia, a avaliação ocorreu no formato virtual, nos dias 26 e 27 de julho de 2021, com a disponibilização da documentação e chamadas ao vivo que conduziam pela infraestrutura da Universidade à comissão avaliadora, composta por dois docentes da área do Direito que integram o banco de avaliadores do INEP/MEC.

O Direito EAD da Unilasalle poderá ser ofertado em todos os 53 polos - incluindo a unidade Araranguá, anexa à FVA e os demais, espalhados em 17 estados do Brasil e o Distrito Federal. Isso reforça o compromisso da Instituição com a democratização do acesso à educação superior de qualidade.

O Vice-Reitor e Pró-Reitor Acadêmico da Universidade La Salle, Prof. Dr. Cledes Casagrande, fsc, analisa a oferta do Direito EAD como uma forma de levar um dos cursos mais disputados do país às cidades localizadas no interior. “Com o EAD podemos levar uma graduação de qualidade para todo Brasil. Democratizar o ensino é facilitar o acesso dos estudantes aos nossos professores, a qualidade do nosso material educativo/pegagógico e às pesquisas que temos produzido. Através dessa modalidade, conseguimos chegar a diversas regiões com uma educação superior de excelência”, enfatiza.

Após a autorização do Direito em EAD e a divulgação da nota, a Unilasalle aguarda as etapas finais do processo e a publicação da Portaria no Diário Oficial da União para oficializar o planejamento e a divulgação da oferta do curso.

Um curso, duas modalidades

O Direito da Unilasalle será um único curso, com duas modalidades: presencial e EAD. Ou seja, a Proposta Pedagógica Curricular (PPC) do Direito EAD visa que o curso tenha os mesmos professores, coordenadores e material didático, porém, com as adaptações necessárias para o ensino à distância.

Além disso, o PPC do Direito EAD prevê que os alunos tenham encontros síncronos e assíncronos em todas as disciplinas. “Tudo o que for prático, como estágio e projetos integradores, são presenciais e irão ocorrer no polo no qual o aluno está matriculado. Essas atividades serão orientadas pelo professor com acompanhamento do tutor local”, explica Casagrande

Corpo Docente visto como um diferencial

Durante a visita, os avaliadores destacaram a qualidade do corpo docente da Universidade La Salle, que além de contar com a graduação, também possuiu um Programa de Pós-Graduação, com Mestrado e Doutorado em Direito, com pesquisas com professores de referência. “A própria comissão avaliadora, na visita online, disse que o que temos de melhor são os nossos profissionais, os professores e os técnicos administrativos. Que eles ficaram realmente surpreendidos com o que viram dentro da La Salle”, diz a Diretora de Graduação.

E isso se deve a um requisito bem importante quando se fala na excelência do corpo docente: todos os professores da Universidade La Salle têm como grau mínimo de formação o mestrado.

“Presencial ou EAD são modalidades de como nosso aluno vai acessar a aula, como vai viver a experiência e estudar. Se é digital ou presencial não é o mais importante, pois há várias formas de aprender. E ampliamos nosso portfólio e oferta porque acreditamos que fazemos uma educação de qualidade, de excelência e queremos levar para todo o país. Essa é a nossa missão: ajudar as pessoas a se formarem bem, construir uma sociedade melhor, a ter mais acesso ao mercado de trabalho, a serem pessoas melhores. Esse é o nosso objetivo”, conclui o Vice-Reitor.

O Polo Araranguá da FVA / Universidade La Salle está com matrículas abertas para os demais cursos de Graduação, Pós-Graduação Lato sensu e MBAs. mais informações através do telefone 48 3527.0130, no site https://bit.ly/lasalle_ararangua ou pelo canal do WhatsApp 48 9 9830-4181.

Fonte e Imagens: Comunicação Universidade La Salle

Veja também