Varejo de calçados vem para o SICC para ver tendências de moda e buscar oportunidades de negócios

Varejo de calçados vem para o SICC para ver tendências de moda e buscar oportunidades de negócios

A movimentação de negócios será nos dias 13, 14 e 15 de maio, no Centro de Eventos do Serra Park, em Gramado (RS).

Segundo registros do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o comércio varejista deve ter um crescimento em torno de dois por cento este ano, praticamente o mesmo índice divulgado para o aumento na produção do setor calçadista neste 2025. As apostas para manter este índice do comércio estão na convergência entre lojas físicas e lojas online, aplicação de novas tecnologias nos pontos de venda e principalmente a oferta de novas experiências ao consumidor final. E o SICC – Salão Internacional do Calçado, primeira feira especializada do ano, acontece no início desta ebulição, o que pode remeter para a cidade serrana de Gramado (RS) o início de todo este processo. “Estamos apostando que a feira dará o start da comercialização mais significativo do ano, já que nesta época se comercializa a maior coleção com produtos para a estação quente, primavera/verão”, diz Roberta Pletsch, diretora de Relacionamento da Merkator Feiras e Eventos, promotora da feira. O SICC acontece de 13 a 15 de maio, no Centro de Eventos do Serra Park, em Gramado. 

Com este mesmo otimismo está a lojista baiana Rosângela Oliveira da Silva, da Aredda, com lojas em cidades de Ipirá, Feira de Santana, e Brasília que assegura que vem para o Rio Grande do Sul com excelentes expectativas de compras já que a feira sempre oferece um mix de opções para montar vitrines e estoques qualificados. “Participamos de todas as edições do SICC, o que contribuiu muito para o crescimento dos nossos negócios. Em Gramado, além do trabalho, o ambiente apresenta toda uma atmosfera para estreitar o networking.”, diz ela. Arremata afirmando, “temos a chance de confraternizar à noite: quando trocamos o talão e a caneta, pela tábua de frios e uma taça de vinho sempre acompanhada de boas conversas”. Com as mesmas expectativas está o lojista Antônio Carlos Amorim, do Armazém Paraibano, de Teresina, no Piauí, com cerca de 50 lojas. Ele diz que também começa a montar seu segundo semestre na feira já há alguns anos. Consegue ver o mundo do calçado em Gramado e já fazer uma organização dos seus pedidos até o final do verão.

Mas lojistas gaúchos também estão se preparando para participar do SICC. Este é o caso de Amarildo Caron, gerente de produto das Lojas Paquetá, com 69 lojas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que está se preparando para selecionar produtos das coleções quentes dos expositores da feira.” Na feira compramos produtos pontuais, aproveitando algumas oportunidades de negócios, como promoções ou outras opções da indústria, como pronta entrega. Mas ali já escolhemos os produtos que farão parte das nossas próximas compras”, diz Caron. Duas lojistas de Ijuí, interior do Rio Grande do Sul, também já se credenciaram para participar desta edição do SICC. Caroline Samara Quinot, da Arqueiro, com 14 lojas em várias cidades, vai para a feira em busca de oportunidades de compras. “Esperamos que a indústria leve algumas sugestões de negócios que possa no atrair. Precisamos movimentar nossas vendas ao consumidor e por isto necessitamos fazer compras bem assertivas”, explica Caroline. Também a lojista Márcia Knorst, da Dapper, com três lojas na cidade, aguarda promoções para realizar suas compras. Estamos esperando para ver as novidades de verão, mas também alguma reposição ainda para os meses mais frio aqui no estado. Sempre fizemos bons negócios no SICC”, finaliza.    

Veja também