Vichy é a estampa que vai dominar os dias mais quentes

A toalha da vovó está voltando com tudo para o mundo fashion

Tendência que promete bombar no verão 2018 aqui no Brasil é o Vichy, xadrez queridinho do momento. Não precisamos investigar muito para saber como surgiu essa referência para as produções atuais: Dolly Parton, que sempre colocou muito de sua personalidade para a construção da imagem visual, e Brigitte Bardot, que foi uma das primeira na história fashion a usar o xadrez vichy, lá pelos anos 50.

Muito se deve pela origem dessa famosa estampa xadrez: o vichy é um tecido de peso leve ou médio, feito de algodão com fios tintos, essencialmente com a base branca. Foi popularizado ao longo do século XIX, para estampar vestidos de verão, mas entrou na moda durante as décadas de 40 e 50. Foi batizado com esse nome devido sua origem de uma cidade francesa de mesmo nome, onde começou a ser fabricado no algodão para a confecção de aventais e camisas, porém é ainda mais comum associar a padronagem com toalhas de piquenique e com o visual retrô das pin-ups modernas. Desta forma, influenciou também o folk e desde então consideramos o vichy um clássico atemporal da moda.

Ainda assim, é normal uma tendência ganhar mais evidência em determinadas temporadas, e no verão 2017 (para os gringos) foi o vichy que se destacou nos desfiles internacionais. Confira alguns looks de marcas conhecidas e se inspire nas comprinhas para arrasar no verão!

 

Veja também