Você sabe quando trocar a bateria do seu carro?

Conheça os indícios de que está na hora de dar carga nova para seu automóvel

 

O maior sinal de uma bateria automotiva com problemas, como você deve imaginar, é a falha da hora de ligar o carro. Mas antes de ele parar de funcionar por completo, existem outros indicativos de que há algo errado,  aqui vamos tirar algumas dúvidas frequentes quanto a bateria, como por exemplo:

- dificuldade para dar partida pela manhã;

- partida mais lenta após acionar algum eletrônico, como rádio ou vidros elétricos;

- luzes dos faróis com luminosidade mais fraca;

- falhas em componentes elétricos, entre outros.

Qualquer um dos sintomas citados acima pode ser um indício de desgaste na bateria do seu carro. Eles são percebidos especialmente nos dias mais frios, quando a bateria precisa se esforçar mais para colocar o motor em funcionamento, agravando o problema já existente.

Ao primeiro sinal de fadiga ou desgaste da bateria automotiva, é importante agendar uma revisão. Somente um profissional de confiança poderá analisar o seu veículo e identificar com precisão a causa desses problemas e, se necessário, realizar a troca da sua bateria.

QUANTO TEMPO DURA UMA BATERIA?

Mesmo que seja completamente carregada em uma oficina mecânica, isso não significa que a bateria do carro vai durar para sempre. A vida média de uma bateria chumbo-ácido automotiva é de 2 anos. Mas não é uma regra, pois isso depende muito do uso que se faz do veículo e de fatores externos como:

– sistema de carga do veículo (corrente, tensão);

– temperatura do compartimento onde a bateria está instalada;

– fixação adequada;

– bateria adequada ao veículo e os opcionais istalados.

Episódios de descarga total, por exemplo, abreviam bastante o tempo em que ela funcionará bem.

Outros fatores que influenciam é a distância média feita em cada trajeto, frequência com que o carro é ligado, quantidade de aparelhos eletrônicos e frequência de uso, regularidade das revisões no sistema elétrico e temperatura externa média do ambiente em que o automóvel circula.

Podemos dizer que, ao contrário de muitos outros componentes do veículo, quanto mais o carro é usado, maior é a vida útil da bateria.

 

 

O que levar em conta na hora da compra?

Muitos pensam no preço da bateria como o principal fator para decidir a compra. Mas, quanto maior o preço, melhor a qualidade e durabilidade do produto. Uma bateria vale basicamente a quantidade de chumbo usado na fabricação. Sempre foi assim, mas hoje em dia o INMETRO interferiu e os resultados são evidentes, com uma melhor qualidade.

Então, o primeiro fator para se fazer uma boa compra é localizar o selo do INMETRO na bateria, o que garante o conteúdo. Daí, escolha a amperagem/hora (conforme o fabricante sugere), tempo de garantia e por fim termos da garantia.

Na Casa das baterias, a maior preocupação é com a sua segurança e a garantia de que você está rodando com um carro bem equipado, por isso a loja trabalha com as marcas Moura, Eletran, ABS, Heliar e ERBS, renomadas no mercado de baterias automotivas, além de contar com profissionais especializados para o seu melhor atendimento. Solicite orçamento ou agente uma visita!

 

Casa das Baterias
Rua Severino José de Souza, 165 (Saída para Meleiro) - Araranguá - SC
(48) 3522-0788 ou 99936-4672

 

Veja também