5 Dicas de como começar um negócio sem dinheiro

Com poucos recursos nos cobramos ainda mais por uma ideia inovadora

Você acha que só porque tem uma ideia muito bacana deve torná-la um novo negócio e só a sua capacidade de inovar será o bastante para transformar aquela sacada em um empreendimento de sucesso? Desculpe te acordar desse sonho lindo, mas o mundo dos negócios não é um conto de fadas.

Para começar um negócio sem dinheiro, não basta apenas uma boa ideia. O investimento financeiro, por menor que seja, ainda é fator decisivo para ter um empreendimento sólido e de qualidade. Afinal, se fosse fácil e promissor abrir a própria empresa sem desembolsar nada, ninguém faria empréstimos ou abriria mão de bens para realizar esse sonho.

Calma, não precisa desistir da sua meta de ano novo de investir naquele modelo de negócio que você acredita. Pense nas limitações como condições para tornar aquele projeto um plano muito melhor. Com pouco dinheiro em caixa nos cobramos ainda mais por uma ideia inovadora. Por isso é fundamental fazer o investimento certo e todo este cuidado e pesquisa pode lhe render bons resultados.

Identificou-se com a situação? Acredita na ideia, mas a grana está curta para investir nela? Então, aprenda alguns passos para arriscar e empreender com pouco – ou nenhum – dinheiro:

 Compense a sua falta de recursos

Diante da falta do recurso financeiro, o empreendedor precisa compensar de alguma outra maneira, principalmente no que se trata de comportamento e postura empreendedora. Serão necessárias horas além das pré-estabelecidas em uma jornada de trabalho para fazer as coisas funcionarem. Adquira habilidades – negociar, gerir, organizar –, organize suas ideias e conheça seus direitos, seja como consumidor ou empresário.

Busque por um sócio investidor

Se você pretende começar um negócio sem dinheiro, a primeira opção é, diante de uma boa ideia, tentar vendê-la para alguém disposto em investir. Pode ser um amigo, parente ou investidores terceiros. Se sua ideia é realmente inovadora, você pode até buscar por recursos de subvenção econômica do governo.

Agora, se nenhuma dessas saídas resultou, é hora de rever a sua proposta e avaliar se ela é realmente tão boa quanto parecia.

Faça contatos e parcerias

Mesmo que a internet e a automatização das compras e serviços estejam em alta, contatos e parceiros são fundamentais para que o seu negócio dê certo. Promover seu produto ou serviço pelo boca a boca ainda é uma maneira bem eficiente para construir uma boa reputação e chegar ao sucesso.

Estabeleça suas metas

Ao começar um negócio sem dinheiro, você precisa ter em mente – e no papel – cada passo que será dado nesta empreitada. Lembre-se, ao compensar sua falta de recursos financeiros com conhecimento e técnicas de venda, sua ideia inicial ganha novos moldes e se torna ainda mais palpável. Traçar metas evita que você gaste dinheiro desnecessário ou tome decisões precipitadas e equivocadas.

Divulgue

Seja competitivo. Utilize as redes sociais como aliadas e ofereça conteúdo gratuito e de qualidade para seus clientes. Esteja sempre acessível para que clientes e interessados entrem em contato. É legal sugerir campanhas diversas e promoções a seus sócios e parceiros para divulgar a marca, o produto e conquistar clientes.

Levando estas dicas em consideração você ainda não tem garantias de que sua meta de ano novo vai gerar excelentes resultados, mas quando começar não se esqueça de usar a criatividade para driblar as dificuldades do seu dia a dia, ser paciente para fazer seu trabalho com constância e esperar os seus resultados. Além disso, fale menos e ouça mais os seus clientes, aprenda com o seu mercado e não utilize como desculpa a falta de dinheiro. Afinal, se você tem pouco dinheiro, é porque precisa aprender a lição de empreender com o pouco que tem.

Para ganhar um milhão, além de muito esforço, é importante controlar a ansiedade pensando que, antes você precisa ganhar R$1.000. Com o foco nisso que você deve incluir o empreendedorismo entre suas metas de ano novo, mas já pode começar a se mexer agora!

Texto: Equipe Mais tempo
Release: Jervison Martinelli

Veja também