Abordando brevemente a tradição brasileira do café da tarde

Seu significado, história e os benefícios desse delicioso momento do dia a dia

 

Quando iniciei a escrever para o jornal americano "The Register" e precisei escolher um nome para a coluna, meu primeiro pensamento foi: por que não “Café da Tarde”? Assim como o chá da tarde é importante para os ingleses, o café da tarde tem o mesmo significado para muitos brasileiros. Tanto com a família quanto com os amigos, o café da tarde é um momento social e agradável. É uma reunião baseada em degustar delicias típicas, acompanhada de uma conversa descontraída.

Para alguns, o café da tarde é um pequeno lanche poucas horas depois do almoço, enquanto espera-se pelo jantar. Para muitos, é como uma terapia.

Quando estive em Portugal, percebi que o costume era tomar um “café à tarde”. Confesso que me perdi um pouco entre tantos tipos e diferentes quantidades. Seja Expresso, Bica ou Cimbalino, Galão, Meia-de-leite e tantos outros, o gostoso mesmo é tomar um bom café acompanhado de uma boa conversa.

Curiosamente, se voltarmos no tempo e buscarmos conhecer um pouco mais da tradição, nos deparamos com um fato importante. O tão famoso Chá da Tarde (Chá das Cinco) na Inglaterra teve início através da princesa portuguesa Catarina de Bragança que tornou-se mulher do Rei Charles II em 1662. Assim como o chá da tarde, Catarina introduziu também na Inglaterra, a louça de porcelana chinesa e os talheres. Entretanto, o chá virou moda somente em meados do século XIX graças à duquesa de Bedford, Anna Maria Russel, que como estava sempre faminta entre o almoço e o jantar, passou a convidar seus amigos para o seu ritual. De lá pra cá, o hábito atravessou portões de castelos e palácios e passou a ser apreciado por toda a população inglesa a qualquer horário.

Se Catarina de Bragança, filha do Rei D. João IV e da Rainha D. Luísa de Gusmão, já tinha o costume naquela época, pode-se dizer que o bom hábito originou-se em Portugal e expandiu-se por toda a Europa, tornando-se mundialmente famoso até nos dias hoje.

Já o café, que chegou quase na mesma época em Portugal, tornou-se também popular na Europa.  Sofisticadas cafeterias ainda hoje esbanjam elegância e requinte através do tempo e são alvo de inúmeros turistas.

O Brasil, por ser um dos grandes produtores de café, aderiu ao costume do Café da Tarde, ao invés do chá. Porém há quem prefira o chá ou mesmo nas regiões mais quentes, uma bebida fria (suco).

O forte aroma do café fresco consegue atrair quem está à volta. Difícil resistir! Há quem crie diferentes hábitos e rituais, porém a tradição e a cultura permanecem a mesma por quase 300 anos, principalmente nos estados do Sul, onde o frio convida-nos para uma deliciosa xícara de café regado a um descontraído “bate-papo”. Ah! Um “bate-papo”? Para muitos portugueses isso é desconhecido, mas para nós brasileiros é sinônimo de conversa informal.

 

Gosto de escrever enquanto tomo meu café. Ele estimula a minha mente, me faz relaxar e assim minha inspiração flue naturalmente. O café da tarde pode ser na varanda ou na cozinha,  não importa! Pode ser formal ou informal. Pode ser simples ou requintado. Pode ser com doces ou salgados. Tanto faz! O importante é que seja um momento agradável, uma coletânea de ideias firmando alicerces com amigos ou mesmo a família. Uma reunião de negócios ou talvez apenas um encontro por acaso. O que importa é que seja prazeroso e memorável. 

Veja também