Chapéu é o acessório da temporada

Conheça os modelos, aprenda a usá-los e deixe seus looks mais charmosos

Muita gente não sabe, mas o chapéu é um dos acessórios mais antigos da história da moda feminina. Além de enfeitar as cabeças, ele serve também para proteger. Sem falar, que ele é um truque super fashion para deixar qualquer look mais charmoso. Porém, não é em todos os lugares que podemos usá-lo, é preciso se atentar as dicas para não errar.

 

Alguns lugares que você PODE usar:

· Festivais

· Passeio durante o dia

· Eventos ao ar livre

· Praia e Campo

 

Alguns lugares que você NÃO pode usar:

· Ambientes Fechados

· Igrejas

· Locais de trabalho

· Mesa para comer

 

Os modelos de chapéu são: Chapéu Coco, Chapéu Clochê, Chapéu Panamá, Chapéu Floppy e Chapéu Fedora.

 

Chapéu Coco

O chapéu coco tem a copa mais redonda e as abas são bem curvadas. Para usar o chapéu coco precisa-se de muito estilo, mas se você procura criar um look mais descontraído este é o modelo ideal, aproveite para usá-lo em shows e passeios. Caso queira criar um look mais despojado o modelo fica perfeito nas cores mais escuras, mas caso queira algo mais animado use cores mais claras ou estampadas.

  

Chapéu Clochê

Este modelo de chapéu, é o modelo mais romântico. Muito usado pela famosa personagem “Blair” do seriado Gossip Girl, este chapéu surgiu entre as décadas de 20 e 40 e era usado pelas mulheres que se mostravam mais influentes naquele período. O formato dele é semelhante a um sino e tem as abas caídas. Ele deve ser usado se você quiser dar um ar mais girlie ao look, a maioria dos modelos ainda acrescentam laços e cores ainda mais delicados.

 

Chapéu Panamá

O chapéu panamá tem sua origem equatoriana. O modelo é tradicionalmente claro e com tramas feitas com palha, ideal para o estilo de vida das brasileiras. Perfeito para ser usado na praia, o é modelo ideal para mulheres que tenham um estilo mais casual, esportista ou preppy. Uma combinação para este chapéu seria um short jeans, uma camisa de tecido fino e uma rasteirinha.

 

Chápeu Floppy

O chapéu floppy é romântico e despojado ao mesmo tempo. Ele, que foi muito usado pelos hippies na década de 60 e 70, vem sendo o queridinho das mulheres. Seu clima hippie-chic dá ao visual um toque de elegância. Para compor um visual interessante com ele, aposte em vestidos longos de tecidos fluidos, caso seja frio aposte em um casaco de pele fake.

 

Chapéu Fedora

Este modelo lembra muito o chapéu panamá, porém o que distingue um do outro, é o fedora ser feito de feltro, que em seu surgimento era usado por homens. O chapéu fedora é ideal para compor looks bem diversos, pois é um modelo bem democrático e acaba combinando com vários estilos. Ele dá um ar sofisticado e deixa o look boêmio. Combine este chapéu com uma calça ou saia longa, caso queira diversificar mais, aposte em um vestido mais delicado.

 

Dicas para você acertar em cheio na hora de usar seu chapéu

 

A melhor forma de usar um chapéu é combiná-lo com um look que mais se adéqua ao estilo da sua roupa. Se você está usando um look mais estruturados opte por um chapéu mais estruturado, sempre leve em consideração o seu estilo pessoal para compor um look mais harmônico com o chapéu. É importante levar em consideração o local no qual você irá usá-lo para não errar. Leve em consideração as dicas abaixo para adequar ao seu tipo físico:

 

·  Acima do peso: A copa do seu chapéu deverá ser mais alta e as abas médias, o que deixará tanto o rosto quanto o corpo mais fino.

 

·  Estatura baixa: Opte por modelos com a aba média ou curta, pois isso ajuda a equilibrar o corpo.

 

·  Pele Morena/Negra: Crie um contraste entre a tonalidade do seu chapéu e a sua pele, por isso opte por cores como vermelho, verde, amarelo e bege.

 

· Pele Clara: Dê preferência a chapéus de cores mais claras como o rosa claro, cinza, bege e branco, mas também vale apostar em tons como preto, roxo e azul.

 

Dicas:

Tamires Lucietti - Beleza em Foco

Técnica em Produção de Moda - IFSC / Estudante de Tecn. em Design de Moda - UNISUL

Veja também