Maratona MUDE convoca “soldados” do design de calçados

Objetivo é  descobrir novos talentos no setor. Equipe vencedora recebe troféu e um cheque no valor de R$ 20 mil

Soldados do design, a Batalha Criativa está de volta! As inscrições para a segunda edição da Maratona MUDE, evento que acontecerá nos dias 25 e 26 de setembro, estão abertas até o próximo dia 20 de agosto no site www.maratonamude.com.br. Gratuitas, as inscrições são para grupos de quatro integrantes que deverão desenvolver três protótipos de calçados femininos durante 24 horas ininterruptas na área central do BarraShoppingSul, em Porto Alegre/RS. A Maratona é realizada pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). 


Para o consultor de Design Estratégico da Abicalçados, Dario Henke, o sucesso da primeira edição da Maratona torna a expectativa para o evento ainda mais elevada. “Ano passado arriscamos com o lançamento desse modelo de evento e viemos com uma proposta completamente inovadora para o setor calçadista brasileiro. Com grande engajamento de jovens designers, empresários e formadores de opinião, percebemos que o potencial da batalha criativa não era apenas uma boa intenção, era um projeto audacioso, mas possível e que foi colocado em prática”, recorda o consultor.

 

Para ele, o papel de alavancar novos talentos ao setor, especialmente que saibam trabalhar no ambiente de uma fábrica de calçados, onde muitas vezes a falta tempo e materiais é inversamente proporcional à pressão por resultados, foi alcançado com êxito e o evento entrou na agenda do setor calçadista brasileiro.


Formato do evento


A Maratona MUDE possui dois dias de evento. No primeiro, acontece uma programação de oficinas práticas e a Batalha Criativa, onde os quatro grupos escolhidos em um processo de seleção, terão que construir três protótipos de calçados femininos – somente o par direito – em 24 horas ininterruptas. A batalha do primeiro dia da Maratona MUDE acontece em ateliês montados na área central do BarraShoppingSul, em espaço aberto ao público. “Um reality show ao vivo dentro do shopping”, compara Henke. Durante as 24 horas, as equipes terão à disposição equipamentos e materiais, além de uma estrutura de fábrica conceito com máquinas e ferramentas para a montagem dos protótipos. A Batalha Criativa receberá a mentoria e orientação de um renomado estilista nacional, ainda não revelado, e transcorrerá das 9 horas do dia 25 às 9 horas do dia seguinte.


No segundo dia do evento, a partir das 9 horas, no Centro de Eventos do BarraShoppingSul, acontece a Maratona de Conteúdo, com palestras, oficinas, exposição e ações de interação. A programação de conteúdo será divulgada em breve no site do evento. Também neste dia será conhecida a equipe vencedora que receberá troféu e um cheque no valor de R$ 20 mil.


A Maratona MUDE é uma realização da Abicalçados e da Apex-Brasil, com patrocínio da Francal Feiras e Grupo Couromoda.

 

Assessoria de Imprensa - Diego Rosinha

Veja também