Tressê, técnica artesanal presente na primavera-verão

Calçados, bolsas, roupas, acessórios recebem trançados assinalando a influência hand-made dessa estação

Elemento é visto desde a estação passada em cintos estilizados, bolsas de tamanhos variados e agora já invade o setor calçadista. Esta moda se perpetuará nessa estação primavera-verão.

A moda dá sinais de que as referências ao universo do artesanato, isto é, o hand-made (feito a mão) é tendência marcante nas coleções. Desta vez, a matéria que invadirá as passarelas nas roupas, acessórios e calçados será o trançado ou denominado “tressê”, em couro, fibras naturais e tecidos.

O efeito de seu uso nas criações é instantaneamente perceptível, pois mostra a beleza da simplicidade e criatividade do trabalho manual, mesmo na alta costura. As roupas ganham ares de rusticidade e os desfiles apresentam o tressê engrandecendo os modelitos, além de presente nas barras de saias, um diferencial.

Os acessórios como as bolsas ganham alça e superfície trançadas, fazendo um dueto com tecido colorido que dá o toque final na bolsa. O item em tamanho menor e modelo transpassado, mais social, ganha um trançado em dimensões menores que valoriza a peça com o detalhe manual.

Já os cintos aparecem em tons terrosos e variações mais escuras como marrom e café. O interessante é que cada peça possui formas diferenciadas de uso, saindo da posição monótona do uso do cinto e usando padrões variados.

E nos pés, a fashion sandália de salto anabela ou as rasteiras em alta neste verão, sai do guarda-roupa com saltos e cabedais trançados. E até o tradicional oxford rendeu-se ao tressê, tamanha febre e que estará conquistando as mulheres dos pés à cabeça.

Veja também