Unesc e Acic realizam palestra sobre alcoolismo

Nesta quarta-feira (04), acontece o

Alcoolismo será o tema da primeira palestra do “Café com Ciência”, uma parceria entre a Unesc e a ACIC (Associação Empresarial de Criciúma), que ocorre nesta quarta-feira (4/5), às 18h30, na sede da associação. O evento gratuito e aberto ao público em geral é uma das ações do Projeto Ciência & Comunidade desenvolvido pela Universidade e pela ACIC com o objetivo de aproximar a população do conhecimento científico.

 

O professor doutor da Unesc Eduardo Rico, pesquisa sobre Alcoolismo e na palestra na ACIC, vai apresentar dados sobre o consumo de álcool, falar sobre o comportamento dele no corpo humano, sobre o consumo e a dependência que ele gera e passar informações sobre o que o uso de álcool causa em adolescentes e mulheres grávidas. “Vamos apresentar o consumo em números populacionais para todos terem uma maior noção da realidade do impacto da bebida para as pessoas”, comenta Rico.

 

Conforme o presidente da ACIC, César Smielevski, a entidade tem em seu trabalho o objetivo de disseminar conhecimento pela educação – um exemplo é o projeto do Centro de Conhecimento Corporativo, o Triple C. Neste sentido, segundo ele, o “Café com Ciência” está dentro do pensamento da associação. “A Unesc foi a provocadora e a ACIC aceitou essa parceria. Nossa expectativa com o Café é de trazer novos pensamentos, ser um momento descontraído de se trabalhar novas ideias”, afirma.

 

O Ciência & Comunidade é um projeto do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unesc) e será desenvolvido ao longo do ano por professores doutores da Instituição. A parceria entre a Universidade e a ACIC foi firmada em fevereiro deste ano e prevê outras ações, como o “Despertar para Ciência”, voltado para alunos de Criciúma que participam do programa Escola na ACIC.

 

O “Café com Ciência” é direcionado para a comunidade local, e os temas tratados são os resultados das pesquisas desenvolvidas pelo PPGCS, transmitidos de forma mais acessível e que possam contribuir para vida diária das pessoas. Os encontros ocorrerão sempre na sede da ACIC e totalizarão oito neste ano. Assuntos como doenças respiratórias; doenças psiquiátricas como depressão e transtorno bipolar; exercício físico na saúde e na doença; doenças respiratórias; diabetes e obesidade serão abordados nos encontros.

 

Informações: Milena Nandi / Assessoria de Imprensa Unesc

Veja também