XXV SICC receberá mais de 200 importadores

Mesmo focada no varejo nacional, feira gaúcha deve aproveitar o bom momento das exportações

Reconhecido como elo entre a indústria calçadista e o varejo brasileiro, o SICC – Salão Internacional do Couro e do Calçado terá também forte presença de compradores internacionais. A vinda de empresários de diferentes continentes, através do projeto Grupo de Importadores, se dá em um momento em que o câmbio favorece as exportações brasileiras. Nos três primeiros meses deste ano as fábricas do Rio Grande do Sul enviaram para o exterior 6,46 milhões de pares, volume 44% ao que foi exportado no mesmo período do ano passado de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Calçados (Abicalçados).

 

Neste ano, o SICC será realizado de 23 a 25 de maio, nos pavilhões do Centro de Eventos Serra Park, em Gramado (RS). As condições favoráveis à formação de preços competitivos no mercado externo atraíram novos compradores. A empresa Pima Group, da África do Sul, vem ao SICC pela primeira vez, assim como a Spark Co. do Japão, que enviará representante para comprar na feira. Mesmo países da América Latina, tradicionais clientes, estão expandindo suas compras no Brasil. A Comercial Zapatera, do Chile, é outra que vem ao evento realizado em Gramado pela primeira vez.

 

Mercados tradicionais na carteira de clientes da indústria brasileira não apenas seguem participando da feira, como ampliando o número de importadores enviados ao Brasil. Destaque para os países do Oriente Médio, que cada vez mais se fidelizam como clientes dos produtos daqui. Oito países da região estarão representados entre os compradores, com a Arábia Saudita tendo 12 empresários circulando pelos corredores do Serra Park. A Al Jaroodi Trades será uma das empresas sauditas que, pela primeira vez, vêm ao evento. Já Tony Makhija, da Al Safeer Group, desembarca pela terceira vez no Rio Grande do Sul em busca das novidades do setor coureiro-calçadista.

 

Países como Chile, Panamá, Peru, e Equador terão um grande número de representantes comprando na feira. Mercados como o das Filipinas, Israel, Letônia, Rússia, dentre muitos outros, estarão no SICC. “O mercado interno é o motor do evento, mas não podemos deixar de dar atenção às exportações. O momento econômico é propício para que a indústria brasileira busque novos destinos ao seu produto, e temos certeza de que o SICC abrirá muitas oportunidades”, afirma o diretor da Merkator Feiras e Eventos, promotora do evento, Frederico Pletsch.

 

PROMOTORA - A Merkator Feiras e Eventos tem a parceria das seguintes entidades: Sindicato da Indústria de Calçados de Estância Velha, Sindicato da Indústria de Calçados de Ivoti, Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha, Sindicato da Indústria de Calçados de Novo Hamburgo, Sindicato da Indústria de Calçados de Parobé, Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga e Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas.

 

Informações: Marta Araújo / Assessoria de Imprensa Notícia em Dobro

Veja também