Maquiagem para iniciantes. Truques com iluminador para o rosto

A qualidade do produto interfere no resultado. Porém preço não é sinônimo de qualidade

Mesmo não sendo um item de maquiagem básico como um corretivo ou até a própria base, o iluminador é uma tendência. Ele começou tendo destaque em 2017, na Semana de Moda de Nova York e atualmente, faz muito sucesso entre várias blogueiras e maquiadores.

Enquanto o contorno utiliza de cores mais escuras para dar profundidade ao rosto, o iluminador tem a função de clarear pontos mais altos, trazendo de volta aquele viço natural da pele que a base e o corretivo cobrem.

Quais são os tipos de iluminadores?

Existem 3 tipos de iluminadores: em pó, líquido e em formato de lápis. Geralmente, os tons mais comuns são perolados ou dourados. A maquiadora e visagista Kelly Pereira afirma que, para peles mais claras, o ideal são tons perolados e, para peles negras, o dourado.

Além disso, a maquiadora explica como devem ser utilizados os três tipos de iluminadores:

Iluminador em pó

Segundo a maquiadora, o iluminador em pó é o que tem a melhor fixação e pode ser usado em todos os tipos de pele. Ele pode ser aplicado com um pincel nas têmporas, canto interno dos olhos e maçã do rosto.

Iluminador líquido

Já o iluminador líquido ou em creme são os que menos duram em dias mais quentes. Eles podem ser aplicados com os dedos, e a maquiadora afirma que esse tipo não é recomendado para peles oleosas.

Iluminador em formato de lápis

Esse tipo de iluminador possui uma textura mais densa e pode ser ótimo para iluminar e afinar o nariz.

Onde aplicar o iluminador

A maquiadora explica que o iluminador deve ser aplicado nas têmporas, canto interno dos olhos, maça do rosto e até na ponta do nariz. O iluminador em pó é melhor aplicado com um pincel, enquanto o líquido pode ser com os dedos.

Cuidado com o excesso

Kelly recomenda que o iluminador não seja usado em excesso, já que seu objetivo é trazer um aspecto mais natural para a pele. "Se o iluminador for usado de maneira errada, pode causar um efeito estourado da pele nas fotos. Por isso, é aconselhado usar em pontos específicos, como olhos, contorno do rosto, nariz e parte superior do lábio."

Os melhores iluminadores para iniciantes:

O maquiador e designer do Berlin Hair, Raffa Cavalcante, afirma que o iluminador em pó é o mais recomendado para iniciantes, pois, com ele, as chances de errar são menores, já que a aplicação é mais fácil, basta esfumar bem.

"A qualidade do produto interfere no resultado. Porém preço não é sinônimo de qualidade. Podemos sim encontrar bons produtos com valor super em conta", afirma Raffa Cavalcante.

Confira abaixo uma lista de iluminadores recomendados pelos maquiadores:

Iluminadores da marca Dailus (aproximadamente 14,00)

Iluminadores da marca Vult (aproximadamente 21,00)

Iluminador líquido Mary Kay Shade 1 (aproximadamente 55,00)

Iluminador High Beam da Benefit (aproximadamente 69,00)

Iluminador da marca Mac (aproximadamente 129,00)

Whatt'S Up Benefit (aproximadamente 135,00)

Fonte: Minha Vida

Veja também