Moda do Sul focada na construção de imagem
Ter um produto de qualidade não é o bastante para gerar competitividade no disputado mercado de moda. As marcas precisam de identidade, de essência, de estilo próprio. Essa foi a lição deixada pelo diretor criativo, designer gráfico, pesquisador de tendências e consultor Luiz Wachelke durante o Bureau da Moda promovido, nesta quinta e sexta, pelo Sebrae Sul, Projeto Moda Catarina e Núcleo de Moda Sul SC, em Criciúma.
De acordo com o profissional, que é coordenador do curso de Direção de Arte para Comunicação de Moda do Instituto Europeu di Design (IED-Rio), comunicar moda é falar de identidade. “Quando a pessoa gosta de uma marca ela não está apenas consumindo a peça, mas a identidade que ela pode assumir ao vestir a peça”, afirma Wachelke.
Para a construção de uma imagem de moda eficaz a marca precisa de um público-alvo bem definido. Só assim irá se comunicar e manter uma relação adequada com ele. “É mais interessante que entrem poucas pessoas na loja com a certeza do que vão encontrar, do que centenas que não sabem o que buscam”, garante o consultor.
Além de palestra, o evento também contou com dicas práticas de como executar uma campanha de moda bem sucedida. Cerca de 40 pessoas, entre empresários e estilistas, acompanharam a ação. A busca pela identidade das empresas de moda da região Sul, por meio do Projeto Moda Catarina, seguirá pelos próximos dois meses com outras atividades. “A busca pela essência em detrimento da tendência será o foco da ação. Mais do que um polo de confecção, queremos elevar o Sul a polo de moda”, explica a coordenadora do Projeto Moda Catarina Sul, Juliana Baldessar Ghizzo.
Da assessoria de imprensa: Caroline Bortot