Pets: dicas de cuidados no frio

Cães e gatos também sofrem com a chegada do inverno. Saiba como amenizar o frio para eles


O inverno no sul do Brasil é o mais forte do país, chegando a temperaturas negativas em alguns pontos. Levando isso em consideração, devemos nos lembrar dos nossos pets, fiéis companheiros. Ao contrário do que muita gente pensa, a pelagem deles não é o suficiente para proteção contra o frio. Apenas algumas raças têm o organismo preparado para enfrentar baixas temperaturas.

Alguns cuidados com os cães e gatos no inverno ajudam a evitar o frio e doenças como, gripe e dermatites.

Vacina contra gripe
A gripe em cães e gatos é bem comum, assim como para os humanos. A vacinação contra essa doença é essencial, principalmente, para animais que frequentam hoteizinhos, daycares e locais com aglomerações de pets.

Seu pet de roupinha
O uso da roupinha no seu pet é muito importante para que haja amenização do frio, deixando-o mais quentinho. Lembre-se de lavar a roupinha sempre, para evitar a proliferação de micro-organismos.

Caminha ou casinha
Uma caminha, cobertores ou casinha aconchegante e quentinha são outros itens que ajudam na hora do seu pet se aquecer. Algumas raças não precisam de roupinhas, neste caso, esses itens são suficientes, lembrando de forrá-los bem.

Passeios em horários frios
Evitar horários em que as temperaturas estejam muito baixas é essencial. é extremamente desagradável passear por aí sentindo frio, com o vento passando pelo corpo e rosto. E além do mais, o vento ajuda no surgimento de otites. Por isso, evite ao máximo expor o seu pet a esse desconforto.

Secar bem após o banho
A umidade contribui para o desconforto com o frio, além de causar problemas de pele. Uma secagem adequada não pode ser descartada, é muito importante para o seu pet.

Atividades dentro de casa
As atividades ajudam a tirar a preguiça e o sedentarismo que o inverno trás, assim como para nós humanos. Brincadeiras auxiliam a estimular os sentidos e a cognição do pet.

Evite tosas no inverno
A pelagem é sim um protetor térmico natural, não como gostaríamos, mas ainda sim, ajuda com o frio. Tosar o seu pet não é uma ideia muito boa, o ideal é manter apenas as tosas higiênicas e a escovação diária para que não crie nós na pelagem.

Uma dica extra, é ficar de olho na em sinais de hipotermia. Cães e gatos filhotes e idosos são mais propícios a essa ocorrência. A exposição prolongada ao frio pode causar hipotermia, pois estes animais têm maior dificuldade na termorregulação. Os sintomas são: hipotensão, diminuição da frequência cardíaca, falta de oxigênio, tremores, perda de consciência e rigidez muscular. Caso você perceba algum desses sintomas, procure aquecer bem o seu pet e leve-o o quanto antes a um veterinário.

Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos e familiares para evitar que mais animais sofram com a chegada da estação mais fria do ano.

Imagem: amigoopet.com.br

Veja também