Programa de Diagnóstico 4D da FVA para empresas da região
Os desdobramentos econômicos da atual crise sanitária provocada pelo SARS-CoV-2 (novo Coronavírus) têm sido extremamente severos, em especial para as micro e pequenas empresas - que dependem de uma movimentação constante de clientes e sofrem com a suspensão de serviços e outras medidas de contenção. Com o foco em auxiliar e construir conhecimento acadêmico sobre o atual cenário, a Faculdade do Vale do Araranguá abre para a comunidade o Programa de Estágio 4D - iniciativa pluridisciplinar do curso de Graduação em Administração que visa reconhecer potencialidades nas organizações da região e promover a retomada do crescimento em meio a condições tão adversas.
Nesta primeira etapa, o programa tem como objetivo dar suporte às micro, pequenas e médias empresas da região da AMESC, auxiliando os gestores no levantamento e organização de dados para orientar as tomadas de decisão e na recuperação dos negócios na atual crise.
O diferencial do Estágio 4D, segundo o Coordenador do curso de Administração, Prof. Deinyffer Marangoni Quarti, é “a possibilidade de empresas de toda a região inscreverem-se gratuitamente, para participar das etapas de diagnóstico e mentoria realizados pelos acadêmicos - com toda a supervisão e apoio de profissionais da instituição”. Segundo Deinyffer, “as atividades e interações acontecerão, preferencialmente, de forma remota, pelo WhatsApp e outras ferramentas digitais, adequadas às medidas de isolamento propostas pela OMS”, detalha.
Inovação e Aprendizado
A sistemática utilizada no programa é a PBL (Problem-Based Learning ou Aprendizagem Baseada em Problemas, em uma tradução livre), uma metodologia ativa utilizada pelas principais universidades do mundo e que coloca o aluno como protagonista do seu próprio aprendizado - fazendo com que este perceba a conexão entre teoria e a vivência prática. Esse método desenvolve a habilidade de trabalhar em grupo ao mesmo tempo em que estimula o estudo individual, a criatividade e a liderança.
Aos acadêmicos, esta configuração metodológica permite suprir uma das maiores lacunas encontradas no ensino superior: a integração da teoria e da prática em uma mesma unidade curricular, permitindo que o aluno desenvolva novas perspectivas e experimente desafios reais em cenários diversos.
Participação
Para se inscrever e participar do processo seletivo, as empresas deverão preencher o formulário disponível no LINK até o dia 15 de Maio. Através desta ferramenta, os acadêmicos poderão avaliar e compreender a atual situação da organização, realizando um pré-diagnóstico - que servirá de base para as soluções de enfrentamento da crise e para a seleção das empresas participantes.
A participação das empresas no programa é gratuita, com vagas limitadas. O sigilo e a confidencialidade das informações são garantidos pela instituição. O resultado da seleção será divulgado no SITE até o dia 18 de maio de 2020. Mais informações no Regulamento de Estágio, disponível através do LINK ou pelo E-MAIL.
Fonte: Comunicação e Marketing FVA
Fotos: Divulgação