Projeto música clássica nas escolas
Este projeto conta com 10 recitais, que consiste na apresentação didática do piano clássico, abrangendo todos os períodos da história da música (Barroco, Clássico, Romântico e Moderno), dando atenção também aos compositores eruditos brasileiros, como Carlos Gomes e Heitor Villa-Lobos.
Neste projeto é explicado aos alunos o funcionamento e a estrutura de uma orquestra sinfônica, seus instrumentos, o papel do maestro, as características peculiares de uma sala de concerto e do espetáculo ao vivo.
Conforme o pianista Juliano Alves, o projeto surgiu da necessidade de oferecer às crianças e aos jovens, especialmente em situação de vulnerabilidade social, uma atividade que vai além do currículo oficial.
''Além disso, o público das salas de concerto são restritos aos próprios estudantes de música e integrantes das classes sociais mais abastadas. Por isso, o projeto desenvolve didaticamente o espírito crítico dos estudantes, apresenta a história da música ocidental e amplia o repertório de escuta musical dos alunos da rede municipal'', destaca.
O músico ainda ressalta alguns pontos importantes deste projeto:
- Oportunizar aos alunos o contato com diferentes manifestações musicais, para que eles possam conhecê-las e apreciá-las;
- Oferecer informações referentes ao contexto de criação da obra e do compositor, visando à ampliação dos conhecimentos dos alunos. A reflexão pautada nas informações sobre o contexto de criação leva ao desenvolvimento de atitudes de respeito e tolerâncias às diferenças;
- Conhecimento de diferentes gêneros musicais (diferente dos que sempre são executados pela mídia).
Juliano é Mestre em Música Erudita pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Graduado em Piano Clássico pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutor em Piano Erudito pela Unicamp.
O músico ainda informa que dará bolsa de um ano para um estudante de cada turma.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO