Unesc reúne equipe de peso nacional para capacitar startups
A partir do dia 22 de janeiro startups de Criciúma e região terão a oportunidade de aprimorarem e darem o empurrão necessário para seus negócios. Nesta data será iniciado o Programa Galápagos, ação realizada em parceria entre a Darwin Startup, o Startup SC e o Sebrae com patrocínio e suporte da Unesc e sua equipe de inovação. O Programa contará com quatro semanas de intensas atividades ministradas por grandes mentores liderados por profissionais que são referência nacional como André Hotta e, este que vem à cidade especialmente para a condução do primeiro encontro do grupo, João Paulo Marinelli. A ação conta ainda com apoio da prefeitura de Criciúma.
A iniciativa de trazer o projeto para Criciúma, conforme o gerente de Inovação e Empreendedorismo da Unesc, Paulo Priante, tem o objetivo de oportunizar ainda mais avanços para as startups da região. “Possuímos empresas em diferentes níveis de evolução e todas podem aprimorar seus produtos e serviços oferecidos. Com certeza receberão ensinamentos e mentorações valiosas para seus negócios”, destaca.
O empenho para trazer o Programa Galápagos e oferecer o melhor para os empreendedores, de acordo com Priante, é recompensado ainda com os contatos feitos dentro do projeto. “Eles irão criar conexões entre si e com diferentes hubs também por meio das semanas de atividades”, completa.
Entre os diferenciais do evento promovido pela Universidade e realizado no campus, de acordo com Paulo, está o fato de a empresa parceira, Darwin Startup, ter sido eleita por duas vezes consecutivas como a melhor aceleradora de empresas do país. “São grandes nomes envolvidos no nosso objetivo de ajudar o ecossistema de inovação e empreendedorismo da região Sul”, acrescenta.
Ensinamentos e provocações
As atividades do Programa Galápagos contam com introdução e alinhamento sobre o mundo das startups, a abordagem de metas e métricas, cálculo de projeções financeiras e discussão sobre o forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de cada negócio. Tudo isso na semana inicial.
Já na segunda etapa do projeto os participantes tratarão sobre cliente, problema e solução, seguida da terceira semana, na qual será realizada a análise de entrevistas, proposta de valor e o questionamento sobre o futuro do negócio, decidindo sobre avançar ou reformulá-lo.
Para a última semana de atividades a programação conta com precificação e teste de mercado, o treinamento do chamado Pitch, a apresentação comercial e ensinamentos para como abordar e realizar as primeiras vendas.
Texto: Imprensa Unesc
Foto: Arquivo Aicom