Volta às aulas na Unesc tem voz ativa de professores e estudantes

O retorno marcou protocolos e modelos construídos coletivamente com os professores, estudantes e o respaldo de especialistas


A Unesc retoma suas aulas de Graduação, EAD (Ensino à Distância) e Cursos Técnicos com protocolos e modelos construídos coletivamente com os professores, estudantes e o respaldo de especialistas. Ao longo de janeiro, a Universidade propôs uma escuta qualificada, em encontros online e redes sociais. De acordo com votação virtual, a escolha dos alunos, um resultado de 59,41% de preferência, é pelo ensino híbrido. “A Instituição também estruturou novas normas de retorno e de biossegurança, dentro do Plano de Retorno às Atividades Presenciais. O objetivo é possibilitar um semestre tranquilo e com ensino de excelência, tendo como prioridade a proteção e o bem-estar de cada um na nossa Universidade”, afirma a reitora, Luciane Bisognin Ceretta.

Os Plancons-Ensino Superior (Planos de Contingência) já foram protocolados junto aos Comitês Municipais de Criciúma, Balneário Rincão e Araranguá, cidades em que a Unesc possui campus e polos EAD, atendendo a legislação vigente. “É importante destacar que ainda vivemos a pandemia e todos os cuidados precisam ser mantidos. Serão no máximo 20 pessoas por sala de acordo com a capacidade pandêmica e mantendo o distanciamento mínimo de 1,5 metros. Então, precisamos sempre reforçar os cuidados, e para isso a Unesc está preparada com identificação visual sensibilizando ao cumprimento das normas de biossegurança, aferição de temperatura, distanciamento, álcool em gel em todas as salas e corredores e ações de educação e consciência coletiva”, explica o diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus.

O primeiro dia de aula será em 1º de março. Cada turma terá encontros virtuais na primeira semana e uma reunião com professores e a coordenação para alinhamento sobre o formato das aulas. A partir do dia 8, as aulas seguirão de forma híbrida, com alunos em rodízio, aulas práticas presenciais e aulas 100% online. O curso de Medicina terá um cronograma diferenciado, as aulas iniciarão no dia 03 de março, exceto às turmas do internato que iniciarão no dia 18. 

Possibilidade de aulas: 
Aulas híbridas - Alunos podem optar por estarem ou não na Universidade. Quem sentir-se mais seguro em casa, poderá acompanhar on-line, com transmissão ao vivo. Mesmo que a opção seja a presencialidade, serão realizados rodízios semanais para garantir a segurança de todos. “As turmas que estiverem no campus deverão respeitar o distanciamento mínimo de 1,5 metros, com capacidade máxima dentro do que o mapa de risco permite. Sendo necessário, as turmas poderão ser subdivididas em mais grupos. Os estudantes poderão, sempre, optar por assistir às aulas teóricas de forma on-line devendo, para tanto, informar o professor da disciplina”, esclarece o Diretor.

Aulas síncrona - 100% online, poderá ocorrer nas disciplinas em que houver acordo coletivo entre professor e estudantes com relação ao formato das aulas e quando o docente pertence ao grupo prioritário. Todas as aulas teóricas online e híbridas deverão ser gravadas e disponibilizadas no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) semanalmente pelo professor. 

Aulas presenciais - As aulas presenciais serão obrigatórias nas disciplinas práticas e estágios, com exceção dos cursos com autorização do MEC (Ministério da Educação). Estudantes que não puderem comparecer poderão recorrer à coordenação para consultar a possibilidade de reposição.

Universidade trabalha para um semestre seguro e tranquilo
Assim como foi em 2020, a Unesc segue buscando proporcionar todo o suporte necessário aos estudantes, professores e funcionários. Para aqueles que necessitam, a Instituição continuará efetuando o empréstimo de computadores e modens móveis para acesso à Internet a partir de solicitação via suporteonline@unesc.net

Para os acadêmicos que estiverem na Universidade, novos kits de EPI (Equipamento de Proteção Individual) serão disponibilizados.  A Unesc posicionará monitores em todos os blocos e corredores, eles serão responsáveis por aferir a temperatura, controlar o fluxo para evitar aglomerações, auxiliar os professores que estarão presencialmente e orientar possíveis dúvidas relacionadas ao funcionamento das aulas. O uso da máscara é obrigatório em todos os espaços. Todas as salas de aulas, corredores e outros espaços coletivos contam com álcool gel 70%.

As salas de aula híbrida, laboratórios e outros espaços de aprendizagem receberam, mais uma vez, revisões e implementação de melhorias na biossegurança, qualidade do áudio dos equipamentos e na configuração dos computadores da mesa do professor, que viabilizará leitura do chat e outras interações facilitadas.

Quanto ao transporte municipal, a Universidade realizará contato com todas as prefeituras e empresas no intuito de orientá-los sobre as normas de cumprimento de biossegurança. Casos em que o transporte não for viabilizado, os estudantes deverão comprovar a impossibilidade de deslocamento junto à coordenação de seu curso e, a partir daí, poderão acompanhar as aulas de modo on-line; nas disciplinas práticas, a coordenação organizará plano de estudos individual para reposição, assim que o estudante tiver a condição da presencialidade.

A alimentação no campus será de acordo com os horários alternados entre as turmas, indicados pela Sala de Situação,  um local de monitoramento, de prevenção, de orientação e de acompanhamento das condições sanitárias. O setor, também é responsável pela capacitação dos professores e dos estudantes em tempos de pandemia, pela disponibilização de kits de EPI e protocolos de biossegurança. A Sala de Situação funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h, das 13h às 20h e sábado, das 8h às 12h. Está localizada no Bloco S, na sala 114, e atende pelo telefone (48) 3431 2676  e e-mail saladesituacao@unesc.net.

Fonte e Imagem: Aicom / Assessoria de Imprensa Unesc

Veja também